A pitaya é uma fábrica que chama a atenção em todo o seu corredor. Desde o cacto que dá origem ao fruto, passando pelas flores brancas, grandes e ambrosias. A fruta é um espetáculo por si só, cheia de escamas e com uma polpa delicada. E o galho ainda consegue escalar muros e árvores, dando um toque especial ao terreno. E aí, quer saber como plantar pitaya? Contamos então!
.
A pitaya não é fruto de apenas um cacto, mas de centenas deles, do tipo epífita (vivem em árvores). A fábrica é nativa da América Central e do Sul e também do México. Seu nome significa “fruta escamada” em Taíno, uma língua da região das Antilhas. Ainda é conhecido como fruta do dragão ou fruta do dragão.
As espécies mais comuns são a pitaya vermelha com carne branca, a pitaya vermelha com carne vermelha e a pitaya nada heróica com carne branca. A fruta pode atingir até 15 cm de comprimento e é verdadeiramente rica em fibras. Assim, é amplamente utilizado em autoridades, saladas e amálgamas.
Dicas para plantar pitaya
Típica do clima tropical, a pitaya é uma fábrica que precisa de bom solo e muito sol. Assim, ele se desenvolve muito bem então no Brasil. Pode ser plantada diretamente no solo, em auditórios e bairros, ou em lojas de vasos.
Junto com a pitaya, é comum instalar uma cerca rústica ou de concreto, de até 1,8 m de altura, onde a fábrica pode rachar. No caso de vasos, uma dica é ter uma estaca para apoiar a pitaya plantada, pois ela pode se inclinar quando der frutos.
Como plantar pitaya em vasos?
Primeiro, para plantar pitaya, você precisa escolher um vaso de bom tamanho. Ou seja, um vaso de no mínimo 50 litros e 40 cm de profundidade. Apesar de nascer de sementes, comprar uma muda pronta pode ser mais simples, principalmente para jardineiros neófitos.
Em segundo lugar, é importante usar um solo de alta qualidade, com compostos orgânicos e até um pouco de linho. Eventualmente, ao retirar a muda para o vaso fixo, não deixe de usar luvas defensivas, pois a fábrica tem frustrações.
Como manter a fábrica saudável
Na hora de escolher o local para a sua pitaya, é importante que seja um local bem iluminado. Imaculada, a fábrica deve ficar exposta ao sol por pelo menos cinco horas por dia. O sol estimulará o nascimento das flores e o produto dos frutos. Além disso, o encharcamento deve ser feito quando o solo estiver realmente seco. A umidade redundante apodrece as raízes.
Outra dica importante é manter o solo de qualidade. O ideal é adubar a terra a cada três meses, com substrato de qualidade, semelhante às doenças orgânicas.
flores e frutas
As flores da pitaia florescem por cerca de uma semana, sempre na manhã do verão. Em temperaturas entre 18°C e 26°C, a floração é estimulada. Os frutos aparecem entre dezembro e maio.
Postar um comentário