Brasil e Angola avançam em parceria para ampliar produção agrícola e combater a fome

reunião entre Brasil e Angola
Foto: Mapa

O ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura e Florestas de Angola, Isaac dos Anjos, voltaram a se reunir nesta quarta-feira (4) para discutir os próximos passos do Programa de Investimento Produtivo Agropecuário Brasil-Angola. A reunião por videoconferência dá continuidade ao encontro realizado no fim de maio entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e João Lourenço.

A proposta tem como foco a integração da agricultura tropical brasileira ao território angolano, com o objetivo de aumentar a produção de alimentos e promover segurança alimentar e nutricional em ambos os países. Um dos pontos centrais é a concessão de terras agricultáveis em Angola para implementação do projeto.

Durante a reunião, os ministros trataram de temas técnicos como:

  • Ajustes na legislação de biossegurança e proteção da propriedade intelectual, visando facilitar pesquisas com cultivares e melhor uso da terra;
  • Segurança jurídica e métodos de financiamento para atrair o setor privado e garantir viabilidade econômica ao programa.

Desde dezembro de 2024, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou duas missões oficiais em Angola, levando empresários e representantes do setor produtivo para conhecer o potencial de cooperação agrícola entre os países.

Com a finalização dos ajustes técnicos, será elaborado um memorando de entendimento, que formalizará a parceria entre Brasil e Angola. Segundo Fávaro, o programa reforça o papel do Brasil na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, além de consolidar a imagem do país como referência internacional em agricultura sustentável.

O post Brasil e Angola avançam em parceria para ampliar produção agrícola e combater a fome apareceu primeiro em Canal Rural.



source https://www.canalrural.com.br/agricultura/brasil-e-angola-avancam-em-parceria-para-ampliar-producao-agricola-e-combater-a-fome/

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem

Depoimento - anuncio

anuncio - 2